Já tem algum tempo que provei que e-books não são minha área. Mas, quando a Vera me ofereceu tão gentilmente uma cópia de sua mais nova obra, Peças Fragilizadas, eu não poderia deixar de conferir. Então, demorei um pouco para ler (Deus sabe o quanto meus olhos ficam exaustos rs), mas terminei mais uma leitura espetacular!
Uma história de suspense, corrida contra o tempo para um assassino confesso salvar a própria pele. Só que, para isso, ele precisará de ajuda para reunir provas suficientes sobre o que tem acontecido e sido acobertado.
Alyrio Cobra é um detetive que aceita o trabalho de sair em busca das tais provas. A partir desse momento, uma enorme descarga de adrenalina toma conta do leitor enquanto acompanhamos os passos do detetive e, conforme ele começa a cavar, pior a coisa fica. E o assunto já não é nenhuma novidade: esquemas corruptos, propina, grandes empresários e políticos que, vendo-se ameaçados, passam a deixar um rastro de queima de arquivo, colocando os envolvidos na tramoia com receio de serem o próximo da lista a ter a execução confirmada.
Enquanto estamos lendo Peças Fragilizadas, ficamos tensos, pensando aonde tudo aquilo vai dar e, é claro, não muito surpresos que tal situação esteja acontecendo. Mas, conforme acompanhamos a corrida de Alyrio em manter-se a salvo e, ao mesmo tempo, salvar aqueles que o cercam, descobrimos que, tudo o que parece não deve ser nem a ponta do iceberg, um iceberg de corrupção que, querendo ou não, já está presente em nossa sociedade.
Na verdade, a crítica da história reside exatamente aí e foi isso o que mais me chamou a atenção, me deixou realmente interessada nessa corrida. Não só percebemos que aqueles que querem fazer o certo acabam alvo dos grandes tubarões por trás dessas falcatruas, como também chegamos à triste conclusão de que são poucos os que ainda tem a coragem necessária para enfrentar e anunciar o que realmente acontece por debaixo dos panos. Nos sentimos impotentes durante a leitura, como tenho certeza de que muita gente na realidade deve se sentir ao deparar com mais uma CPI que não levou a nada, mais um escândalo que foi esquecido…ou pago para ser esquecido.
Enquanto fui torcendo para que Alyrio sobrevivesse para colocar um fim nisso tudo, também tive espaço para discordar de algumas de suas ações, o que me deixou realmente irritada com o personagem. Claro, em meio à tensão, ainda encontrei espaço para me indignar com os rumos da história. E, acreditem, no começo, eu não via sentido para a capa do e-book, mas, depois de terminar, não poderia ter sido melhor escolhida!
A experiência foi grandiosa e não poderia estar mais feliz de ter conseguido finalizar a leitura, mesmo que tenha demorado um pouco. Embora possua alguns erros e trechos duplicados (talvez na hora de adequar o arquivo ao formato de e-book, no entanto, não tenho certeza), a leitura está mais que indicada e vai com um aviso: prepare-se. Ao se aproximar dos últimos capítulos seu coração vai se acelerar.
Ainda preciso dizer: fiquei revoltada SIM com o final. Ao mesmo tempo em que vi aquilo como inevitável, preferi ignorar a possibilidade e acreditar em um final como eu gostaria. Mais um ponto para a autora que, também nesse aspecto, me deixou de coração acelerado.