O detetive Alyrio Cobra é um quarentão que adora a cidade de São Paulo e tem como característica principal ser impessoal como ela. Não é um modelo de herói. É um cara que sobreviveu a decepções e, apesar das muitas imperfeições, é profundamente humano. Após o divórcio, ele largou a profissão de advogado para se dedicar às investigações.

Diante de antagonistas poderosos, Alyrio jamais fracassa, chegando sempre ao culpado. O que considero o final feliz das histórias policiais que tanto atraem público. Ou seja, as histórias de Alyrio não ficam com o final em aberto. O culpado é apontado.

Em cada uma das suas investigações ele explora a cidade de São Paulo e usa um pouco da história. Paisagens Noturnas pega as sociedades secretas do tempo dos poetas românticos na cidade. Rigor da Forma usa as rimas perfeitas de poeta parnasiana Francisca Júlia e a possibilidade de um crime perfeito, etc..

Para resolver os casos mais complicados, ele gosta de caminhar pelo centro velho da cidade de São Paulo e, em momentos de dúvidas gosta de subir ao terraço doo edifício Banespa. Olhando lá de cima o caos de cidade, organiza melhor os pensamentos e envereda por pistas mais acertadas.

Ele tem como vizinho de escritório, George, um gourmet que o introduz nas boas refeições que é uma característica da cidade. Tem um auxiliar motoboy, também um personagem da cidade.

 

As publicações que o detetive Alyrio Cobra protagoniza são as seguintes:

PAISAGENS NOTURNAS (Landscap, 2003, KDP Amazon 2016) RIGOR DA FORMA (Editora Freitas Bastos, 2004, KBRdigital 2009, KDP Amazon 2016), PEÇAS FRAGLIZADAS (KBRdigital 2012, KDP Amazon 2016, Editora Laços, 2016), ROYAL DESTINY (KDPAmazon 2016; Editora Astronauta (somente a forma digital), 2017), SERPENTE TATUADA (KDP Amazon 2016) e MANDALAS TRANSLÚCIDAS (ZapBook 2014, KDP Amazon 2016).

 

Aventuras de Alyrio Cobra

O que estão falando nas redes

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.